Ana Soeiro

Engenheira Agrónoma.

Representante de Portugal no Comité Europeu das IGs (Indicações Geográficas) entre 1992 e 2007. A pedido da Comissão Europeia, da OMPI e da EPO já fez missões sobre IGs em 28 países da Europa, Ásia, África e América do Sul.

Desenvolveu o sistema de identificação e valorização dos produtos tradicionais portugueses em Portugal e junto da Comissão Europeia. Consultora de Autarquias e Agrupamentos de Produtores na recuperação e valorização dos produtos e produções tradicionais.

Secretária-Geral da QUALIFICA – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (2009/Junho2015).

Desde 2015 é Diretora Executiva da QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL e Vice-Presidente para a Europa do Movimento Internacional oriGIn e integra os Grupos de Trabalho Europa e IGs para produtos não alimentares.

Autora e/ou responsável técnica de publicações nacionais e estrangeiras sobre produtos tradicionais e sistemas de qualificação (IGs). Colabora com Universidades, Institutos Politécnicos e Escolas de Hotelaria, ministrando aulas específicas no seu setor de atividade.

Realizou uma série de missões de formação profissional para altos quadros da Administração Pública e Empresas Privadas sobre o controlo específico no âmbito das DOP/IGP e ETG (BTSF – Better training for safer food), sendo coordenadora europeia destes cursos entre 2016 e 2017.

Membro das diversas Confrarias Gastronómicas Portuguesas e Francesas e agraciada com medalhas de Honra de Associações de Produtores e de Restaurantes. Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu trabalho em prol dos Produtos Tradicionais Portugueses.